top of page
DSC01559.JPG

Sacristia virtual

Venha conhecer o Convento Santo Antônio de Cairu

e desvendar a sua sacristia

Este site é o resultado do artigo "Virtual sacristy: the interaction with the heritage" ("Sacristia virtual: a interação com o patrimônio") realizado pela arquiteta Renata Bulhões Costa.  A iniciativa visa unir a força das tecnologias digitais com a importância do patrimônio histórico, fomentando assim, a interação, conhecimento, valorização e preservação das nossas construções. Pronto para começar essa experiência?

Convento Santo Antônio de Cairu

O Convento Santo Antônio de Cairu é uma construção do século XVII, localizado no município de Cairu, na Bahia - Brasil. Neste período, o município era um importante centro pela produção de farinha, madeira e açúcar. Este convento é destaque na arquitetura religiosa brasileira: segue a arquitetura franciscana com manifestações barroca, e serviu de inspiração para os seus conventos similares. Assim como seus similares (Paraguaçu, São Francisco do Conde e  João Pessoa),  o convento possui uma fachada marcada por um frontispício de forma triangular, presença da galilé, torre recuada e o cruzeiro. No século XVIII, o interior da igreja, sacristia, sala do capítulo, biblioteca e claustro foram decorados.  Neste site, você vai poder percorrer todo o convento e aprender muito sobre a sacristia e seus elementos. 

Veja tudo que podemos explorar

Sacristia

Percorra o tour virtual do convento e encontre a sacristia. Você consegue achar as informações escondidas?

Lavabo

Explore o modelo 3D! 

Descubra as informações presentes em cada elemento

Quiz

Você já achou a sacristia e explorou o lavabo? Agora chegou a hora de testar se você absorveu o conteúdo

Participe

Precisamos saber como foi a sua experiência aqui  

AGRADECIMENTOS

A realização do artigo "Virtual sacristy: the interaction with the heritage" ("Sacristia virtual: a interação com o patrimônio") foi possível graças ao grande incentivo do professor Arivaldo Leão de Amorim (Universidade Federal da Bahia) e às interessantes discussões promovidas pelo Laboratório de estudos avançados em Cidade, Arquitetura e Tecnologias Digitais (LCAD). A autora gostaria de agradecer, também, à professora Natalie Groetelaars (Universidade Federal da Bahia) por compartilhar seu grande conhecimento e dar apoio à pesquisa, à historiadora Maria Helena Flexor por dedicar seu tempo a uma prazerosa conversa sobre a arquitetura religiosa.

bottom of page